Tel: (11) 99878-0284

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2017 por Ana Paula Tavares Leonel.

A expectativa e a perspectiva

January 9, 2018

 

Eu gosto da palavra perspectiva e não gosto muito da palavra expectativa. Vou explicar porquê. 

Quando temos uma expectativa, esperamos que uma determinada coisa vá acontecer. É uma espera, é aguardar um acontecimento. Mas, por mais provável que seja de um determinado fato acontecer, o futuro é totalmente incerto, e muitas vezes, esse fato esperado não acontece (tanto para fatos que consideramos bons, quanto ruins). Quando estamos falando de alguma coisa boa, isso gera muita frustração. Quanto maior a expectativa sobre os desejos que não vierem a ser atendidos, maior é a frustração.

Quando falamos de perspectiva, a coisa muda totalmente de figura. Uma das definições do Houaiss, Grande Dicionário da Língua Portuguesa, é igual a de expectativa, mas outras são “vista ao longe, até onde os olhos alcançam” e também a sinonímia de panorama - cena, cenário, espetáculo, horizonte, painel, paisagem, quadro, visão, vista. O que eu quero dizer com isso é que a palavra perspectiva tem uma visão mais ampla, menos precisa, um conjunto de possibilidades que, caso não aconteçam, não frustram, porque são possibilidades com uma menor probabilidade de ocorrerem do que aquilo que consideramos com expectativa.

Portanto, quando se tem planos para o futuro, não tenha expectativa sobre eles, mas considere-os como perspectivas, ou seja, possibilidades no horizonte, que podem ou não acontecer, e caso não ocorram, haverá pouca ou nenhuma frustração.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog

Featured Posts

Não consigo um emprego. Como lido com isso?

June 14, 2018

1/4
Please reload

Archive
Please reload

Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now