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© 2017 por Ana Paula Tavares Leonel.

Como se livrar da ansiedade - uma cura natural (How to get rid of anxiety - a natural cure)

January 28, 2018

English version - watch the video below.

 

Tomar medicamento para a ansiedade não é a melhor solução e, na verdade, é pouco efetivo. Os medicamentos para a ansiedade viciam. O corpo deixa de produzir o que o medicamento supre. Quando se tenta deixar o medicamento, o corpo não o está produzindo, e é necessário um certo tempo até o corpo voltar a produzir. Muitas pessoas não conseguem suportar esse tempo.

 

Nossa biologia foi desenhada para garantir nossa sobrevivência, mas com isso, acaba sabotando nossos corpos e mentes. Quando sentimos medo ou stress, nosso corpo libera cortisol, que é o hormônio do stress. Esse hormônio é um dos responsáveis por nos deixar alertas para a luta ou fuga. No passado, era útil quando nos deparávamos com um predador, mas, apesar desse perigo não ser tão relevante hoje, nossas respostas são as mesmas. Toda vez que nosso corpo percebe o perigo, libera cortisol. Por exemplo, quando pensamos que não vamos conseguir pagar as contas em dia, quando pressentimos que seremos assaltados, quando estamos no trânsito e atrasados para um compromisso importante, enfim, em inúmeras situações.

 

O cortisol em excesso pode causar inúmeros problemas, tais como:

Aprendizado e memória

Prejuízo ao sistema imunológico e a densidade óssea

Ganho de peso

Aumento da pressão sanguínea

Colesterol

Doença do coração

Doenças mentais

Aumenta a depressão

 

Quem sofre de ansiedade, tem problemas com a “certeza” – a certeza de evitar a dor e ter prazer, tem a sensação de que essa necessidade humana básica não vai ser alcançada. A pessoa se sente impotente, tem medo com relação à sua vida. E quando se sente assim, aciona a reação luta ou fuga, liberando cortisol, e, assim, sente-se ainda mais ansiosa, e isso é um círculo vicioso que pode levar, inclusive, a ataques de pânico, porque não se tem a habilidade de satisfazer essa necessidade de certeza.

 

Como lidar com a ansiedade

 

Exercícios físicos. Atividades cardiorrespiratórias vão queimar cortisol. 20 a 30 minutos são suficientes para produzir endorfinas, que produzem sensação de bem-estar.

 

Alimentação. Alguns alimentos aumentam a ansiedade, outros diminuem. Ter uma alimentação que estabilize o açúcar no sangue, pois quando o açúcar no sangue diminui, a parte do cérebro responsável pela luta ou fuga é acionada, então há maior probabilidade de sentir ansiedade.

Evitar: frituras, cafeína, bebidas alcoólicas, açúcar refinado.

Incluir: nori (algas), kimchi (prato coreano feito de hortaliças), grãos integrais (arroz, quinoa), blueberrys (mirtilo), chocolate meio amargo, raiz de maca peruana, vitamina B12 e B6, ômega-3 (óleo de linhaça), chá de camomila, chá oolong (chá chinês entre o verde e o preto, semi-oxidado), chá de palha de aveia, castanhas, sementes de abóbora, edamame (preparado com o grão da soja dentro da vagem). Além do mais, procure fazer pequenos lanches entre as refeições maiores para evitar que a taxa de açúcar no sangue caia.

 

Beber muita água. O fígado é responsável por filtrar as toxinas e lidar com os hormônios em excesso, e o cortisol é um hormônio.

 

Todo tipo de técnica de meditação, visualização ou relaxamento, Yôga, Tai-chi, etc., diminuem o nível de cortisol no corpo (para saber mais sobre o Yôga, veja minha página clicando aqui).

 

Estreitar relacionamentos, efetuar laços. Nosso sistema nervoso parassimpático fica sedado quando estamos em contato físico com outras pessoas, quando sentimos uma conexão com elas. Somos seres sociais. Contato físico, toque nas mãos, abraço, massagens.

 

Buscar oportunidades de rir. Quando rimos, o corpo sente que não há perigo, porque enviamos uma mensagem que está tudo bem. Procure todo tipo de diversão que faça você rir.

 

Fazer coisas que o façam se sentir seguro e relaxado. Por exemplo, uma maneira de superar o medo é enfrenta-lo, mas isso pode só aumentar a sua ansiedade. Só faça isso se você tiver certeza que vai trazer uma sensação de empoderamento. Por exemplo, se você se sente ansioso com a ideia de viajar sozinho, procure uma companhia. Forçar-se a fazer uma coisa é violência, é não se amar. É punir-se adicionalmente ao medo já existente.

 

Dormir pelo menos 8 horas de sono. O sono é projetado para reduzir os níveis de stress. O mecanismo de luta ou fuga é desencadeado quando não temos horas de sono suficientes. Procure, antes de dormir, fazer coisas leves e que elevem sua vibração e que o deixem de bom humor, como assistir uma comédia, por exemplo, e evite coisas violentas, agitadas ou estressantes. Nosso sono e sonhos ocorrem de acordo com o que vivemos durante o dia.

 

Liberar as emoções, falar com alguém ou escrever, sem julgamentos, tudo o que vier à cabeça, todas as preocupações ou pensamentos estressantes, sem se conter (não é o momento de ser politicamente correto, mas de colocar para fora toda a energia ruim). Uma ideia é escrever um diário de gratidão, que vai permitir que você perceba quantas coisas boas tem a sua vida (vide meu artigo A Gratidão é o Caminho para o Céu, aqui no blog), e faz com que se perceba que a vida que parece ruim pode, na verdade, ser muito boa, e isso faz diminuir a resposta de luta ou fuga.

 

Ouvir música. Escolha músicas que aliviem o stress, ou que ajudem a descarrega-lo. Evite músicas que o deixe mais estressado ou provoquem emoções negativas.

 

Exercícios respiratórios. Respirar profundamente até o abdômen. Técnicas respiratórias reduzem o cortisol.

 

É necessário comprometer-se com uma rotina que permita controlar o nível de ansiedade.  Aquilo que funciona para você, pois pode ser diferente do que funciona para outra pessoa.

 

Os níveis de cortisol estão altos logo de manhã cedo, por isso pessoas que sofrem de ansiedade podem acordar com ataques de pânico. Como o baixo nível de açúcar no sangue aciona a produção de cortisol, o mais importante é comer logo cedo, mas alimentos saudáveis, conforme mencionado anteriormente.

 

Ansiedade são pensamentos que vibram no corpo na frequência do medo. É a mente constantemente vagando no futuro, antevendo situações negativas e que causam medo. Portanto, questione seus pensamentos que causam medo.

 

Não leia nada, não assista nada que faça com que você sinta que o mundo, a vida, acontecem para você e você apenas se deixa levar. Coloque sua atenção naquilo que faz com que você se sinta poderoso, que permita que você controle a realidade na qual você vive. O sentimento de poder é o oposto do sentimento de ansiedade.

 

Teal Swan.

 

 

 

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