Tel: (11) 99878-0284

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2017 por Ana Paula Tavares Leonel.

Ação e Reação, e a Vitimização

February 4, 2018

 

Quando falamos de ação e reação, estamos, geralmente, nos referindo, apenas, às consequências das nossas ações. Isso é fundamental e é uma lei da natureza incontestável, de que uma bola de borracha atirada na parede volta para nós com a mesma força que foi arremessada.

 

Mas eu quero falar aqui de ação e reação como atitudes com relação à vida. O que eu quero saber é se você age ou apenas reage com relação à sua vida.

 

Reagir com relação à vida é aceitar as coisas que acontecem passivamente e colocar-se como vítima diante de tudo, responsabilizando situações ou outras pessoas, e sem direcionar seus esforços para os seus sonhos e planos. É isentar-se de responsabilidade sobre tudo o que lhe acontece. É como, por exemplo, a pessoa que ficou gravemente doente e atribui sua doença ao azar, ao acaso, quando na verdade, a pessoa se alimenta mal, não se exercita, bebe, fuma, não tem lazer e vive estressado, entre inúmeros outros exemplos que eu poderia citar aqui.

 

Agir, por outro lado, é fazer acontecer, é fazer planos, estabelecer metas e atuar como um protagonista da sua vida, assumindo toda a responsabilidade sobre a consequência de seus atos e, dessa forma, corrigindo os erros cometidos e seguindo em frente. E assumir a responsabilidade e não atribuir a responsabilidade a outras coisas ou pessoas, é não se colocar como vítima diante do que lhe acontece. É saber que tudo depende, apenas, de você mesmo.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog

Featured Posts

Não consigo um emprego. Como lido com isso?

June 14, 2018

1/4
Please reload

Archive
Please reload

Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now