Tel: (11) 99878-0284

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2017 por Ana Paula Tavares Leonel.

Os Psicopatas e o Mundo Corporativo

February 7, 2018

 

Quando pensamos em psicopatas, pensamos em assassinos, mas nem todo psicopata é assassino, pois existem graus, desde traços leves de psicopatia, até o mais alto grau, ou seja, aqueles que torturam e matam e se comprazem com isso.

 

Na população mundial, calcula-se que em torno de 1% são psicopatas, a maioria, homens. Os psicopatas caracterizam-se por serem pessoas sem sentimentos, sem remorso e sem culpa. Bem, corrigindo, eles têm sentimentos, sim – raiva, quando não atingem seus objetivos.

 

Vários fatores podem levar uma pessoa a ser um psicopata – maus tratos na infância (fatores psíquicos), fatores genéticos hereditários e/ou fatores biológicos.

 

A má notícia é que muitos deles vivem entre nós, e muitas vezes nem percebemos, porque eles são sedutores e charmosos, não porque gostem de nós, mas porque têm interesse em alguma coisa. São mentirosos e manipuladores, e por isso são difíceis de serem identificados no meio social. A sedução, a manipulação, sempre visam um objetivo pessoal e egoísta.

 

Os psicopatas não têm respeito às normas sociais, por isso é difícil se ajustarem aos padrões. São incapazes de amar, e quando dizem que amam, estão forjando esse sentimento, assim como outros afetos humanos.

 

Apesar de tudo isso, os psicopatas são necessários para a sociedade. Eles são capazes de exercer funções que outros indivíduos teriam muito mais dificuldades em exercer. Em cargos de chefia, eles são capazes de tomar decisões difíceis, mesmo que seja para um bem comum. Eles combinam bem com posições de liderança, executivos do mundo corporativo, políticos, médicos cirurgiões, entre outras.

 

Mesmo assim, se você tem um colega de trabalho ou um chefe ambicioso, aproveitador, intimidador, coercivo, egocêntrico, vaidoso, narcisista e arrogante, fique atento. Ele tem grandes chances de ser um psicopata.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog

Featured Posts

Não consigo um emprego. Como lido com isso?

June 14, 2018

1/4
Please reload

Archive
Please reload

Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now